23 de julho de 2010

Plantas por perto: Espécies de plantas que vão bem dentro de casa!!!

Olá!!!

Hoje vou falar um pouquinho de espécies de plantas que vão bem dentro de casa, quem tem dúvidas em que planta utilizar aí vão algumas dicas.
Expostas em vasos charmosos e locais estratégicos, espécies de desenho escultural e fácil manutenção trazem frescor para a casa.


As folhas profusas do chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum) criam um contraponto na decoração contemporânea da sala. Ele humaniza o ambiente, que tem visual limpo. Apesar de alta, a planta arranjada num bowl de vidro com cascas de árvore não atrapalha a conversa. Isso graças à mesa de centro baixa (Atrium), de 25 cm de altura. COMO CUIDAR: cultivada em xaxim, esta espécie pede pouca água, que deve ser borrifada duas vezes por semana. Ela vai bem em ambientes internos desde que haja claridade. A cada seis meses, deixe-a uma temporada ao ar livre e adube.


Um carrinho de chá e um banquinho de madeira servem de suporte para suculentas. Além de não dar trabalho, essas plantas pelas formas compactas, perfeitas para os cachepôs de cerâmica. Os vasos têm argila expandida junto da terra e acabamento de cascas de árvore. COMO CUIDAR: Procurar um local bem iluminado para as suculentas, carentes de sol e avessas a muita água. Regar apenas uma vez por semana. Como elas ficam apenas úmidas, os cachepôs nem precisam ser vazados por baixo.


Naturalmente, o arbusto asiático serissa (Serissa foetida) atinge 6 m de altura. Neste caso da foto ele mede 40 cm, orientado como bonsai - técnica japonesa. Se você mora em apartamento procure aquelas que dependem menos do sol. Cultivada num vaso de cerâmica, esta planta precisa ficar ao ar livre. COMO CUIDAR: a serissa adora calor. Regue todo dia e exponha ao sol por no mínimo duas horas. Adubos como farinha de osso e torta de mamona são os mais recomendados: aplique a cada dois meses, alternadamente.


Com fama de espantar mau-olhado, a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) recebe quem chega ao apartamento. Exposta neste cachepô de vidro de 10 mm de espessura, ela ganhou um ar contemporâneo. O vaso com rodízios esconde uma jardineira plástica sob as cascas de árvore. Além de argila expandida junto da terra, colocar embaixo desta jardineira um recipiente para o excesso de água. COMO CUIDAR: cultivada à meia-sombra, a espécie não pode receber muita água. Regar no máximo uma vez por semana e levar para tomar sol direto todo mês.


Sob a janela da sala, espécies inusitadas se confundem com objetos de coleção e obras de arte. Plantas compactas e de aparência escultórica, inseridas no ambiente de forma pontual é o caso da planta-jade (Crassula ovata) e dos cactos expostos sobre o banco da Montenapoleone em vasos de cimento. Com acabamento de pedriscos, eles combinam com o minimalismo da decoração. COMO CUIDAR: plantas suculentas, como estas, precisam de pouca água e manutenção. Apenas preocupar-se em deixá-las em um local iluminado e ventilado. Regue apenas uma vez por semana e, sempre que possível, exponha ao sol direto.

Bem pessoal, por hoje era isso... espero que tenham gostado destas dicas!!!
Beijão

4 comentários:

  1. Olá Aninha!
    Adorei seu blog...muito bom mesmo e já virei uma seguidora...Beijos
    Obs.: O meu blog fala sobre arquitetura, decoração e muito mais, se te interessar dá uma passadinha lá para conhecer ;)
    http://marinhoarquitetura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos.. adoro bonsai, são os mais bonitos para dentro de casa na minha opinião! beijoos

    ResponderExcluir
  3. Humm adorei as dicas!Tava querendo mesmo uma plantinha no meu apê...
    Vou comprar espada de são jorge, pq lá infelizmente não bate muito sol! :/
    Beijos

    ResponderExcluir