5 de agosto de 2010

Escadas!!!

Oiiii leitores...

Em um projeto residencial, sempre procuro explorar ao máximo os elementos construtivos a fim de tirar melhor partido dos mesmos. Na arquitetura contemporânea, as escadas deixaram de ser apenas a circulação vertical e tornaram-se um importante elemento da decoração da casa. E esse é um assunto que sempre dá "pano pra manga" na hora de desenvolver o projeto. Diversos são os modelos, materiais, formatos... E os clientes realmente ficam na dúvida!
Enfim, como vejo na prática as dúvidas que surgem quanto a este item, selecionei algumas imagens da internet para ajudar a balizar as escolhas.

Foto 1 - Opção de escada com estrutura metálica. Bem vazada, deixa toda a luminosidade externa entrar.

Foto 2 - Modelo de concreto, porém com os degraus vazados, deixando a vista um pequeno jardim interno, sob a escada.

Foto 3 - Esse modelo é lindo!! O guarda-corpo em vidro praticamente não comparece. Na parte inferior, o desenho acompanha os degraus da escada.

Foto 4 - Escada com estrutura metálica e com a base de madeira. Indico esse modelo quando pretendo manter a integração visual de dois ambientes divididos pela escada. É uma estrutura mais leve e ocupa menor espaço.

Esta escada tem o formato bem simples, em um único lance. Mas a iluminação nos degraus dá um ótimo efeito. Tanto a base quanto o espelho são revestidos de mármore branco.

Esse modelo parece uma extensão do ripado na parede. O revestimento dos degraus é da mesma madeira que foi revestida a parede.

Claro que só demonstrei alguns modelos e materiais disponíveis, lembrando que o dimensionamento da escada, deve sempre ficar a cargo do arquiteto responsável pela obra. De nada adianta uma escada liiinda e com erro de dimensionamento, o que pode tornar seu uso cansativo, perigoso e que não seja confortável.

Continuem de olho nas matérias do blog.... :)

7 comentários:

  1. Oi Ana!
    Passei p/ avisar que o endereço do meu blog foi alterado !!
    PARA: http://handmade-style.blogspot.com
    É que eu não estava conseguindo este domínio e hj finalmente deu !! Sei lá pq... mistérios do blogger.. kkkkk
    Não esquece de atualizar, tá ?!
    Beijos e bom fds !
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana.. que chique... fiquei mto feliz que vc foi lá dar uma ideia !! E sobre a prateleira.. cara.. como é que eu não tinha pensado isso... até pq meus móveis são todos laquedos....ameii...acho que já decido então...
    Ahhh... e eu amooo a minha parede de espelhos.. é mto engraçado.. todo mundo que vem aqui em casa, primeira coisa que faz é parar na frente daquele espelho..ohh. povo vaidoso... kkkkk..
    Beijos linda.... e pode continuar opinando, viu?!
    http://handmade-style.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei interesante a idéia de mostrar o jardim ao fundo da escada foto 2. Abraço, Olga.

    ResponderExcluir
  4. Ola , Estou construindo e agora preciso decidir como ficará minha escada . OOO Duvuda cruel , nao consigo resolver. Pensamos em coloca-la toda preta , revesti-la em cima e em baixo . MAs estou com medo do rpeto ficar muito forte , outra opçao e revewsti-la com o proprio porcelanato do chao . que é umc reme clarinho . O que faço , adoro cores neutras , mas tbm sei que o ambiente nao pode ficar neutro de mais .Me De uma força .
    Obrigada Ale

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia,

    Adorei a escada Modelo 2, como faço para ter o projeto dela???

    Obrigado

    Rodrigo (rodrigomalmeida@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir